(Companhia Dulcina-Odilon)
A série inédita chega ao canal Curta! para contar os principais capítulos dessa história, em 15 episódios de cerca de 26min, cada. A direção é de um veterano das artes cênicas, Roberto Bomtempo.
No primeiro episódio são mostrados os primórdios da arte dramática em solo brasileiro, com o padre José de Anchieta e outros jesuítas encenando autos para catequizar os indígenas. Mas para os entrevistados historiadores do teatro, como João Roberto Farias, Daniel Marano, Tania Brandão, Suzana Abranches e Rosangela Patriota, a chegada da família real portuguesa, em 1808, foi decisiva para o surgimento do teatro como conhecemos hoje. Porém, a primeira companhia dramática genuinamente nacional, com um elenco exclusivamente de atores brasileiros, só estreou em 1833. Nascia então, há 190 anos, a Cia. Dramática João Caetano que inaugurou o que podemos chamar de Teatro Brasileiro.
(João Caetano)
E a história do teatro no Brasil passa por inúmeras transformações (ao longo dos séculos XIX e XX) até se tornar uma arte com características e ídolos nacionais. Esses desdobramentos incluem o extravagante Teatro de Revista (em grandes companhias como a de Walter Pinto), também uma renomada companhia só com atores negros (Teatro Experimental do Negro), grupos que se politizaram e encenaram peças de protesto em tempos de autoritarismo (como o Teatro de Arena, por exemplo) e nomes que forjaram uma estética única, como foi o caso do recém-falecido José Celso Martinez Corrêa, do Teatro Oficina.
(José Celso Martinez Corrêa e sua trupe do Teatro Oficina)
(Teatro de Arena)
(Companhia de Revistas Walter Pinto)
A série também mostra 70 entrevistas, feitas com estudiosos e profissionais da área, além de depoimentos únicos com os saudosos Eva Wilma, Ruth de Souza, Nicette Bruno, Milton Gonçalves e José Celso Martinez Corrêa, entre outros.
Os episódios incluem ainda: “Cia. Dulcina-Odilon”, “Cia. de Revistas Walter Pinto”, “Cia. Maria Della Costa”, “Teatro Brasileiro de Comédia”, “Grupo Opinião”, “Teatro Ipanema”, “Asdrúbal Trouxe o Trombone”, “Teatro dos Quatro”, “Companhia Estável de Repertório”, “Grupo Macunaíma” e “Grupo Galpão”.
(Companhia Maria Della Costa)
(Companhia Estável de Repertório)
(Teatro Brasileiro de Comédia – TBC)
(Grupo Galpão)
A série “Companhias do Teatro Brasileiro” é exibida sempre às terças-feiras, no Terça das Artes, às 23h30, via Canal Curta !