Varig! Varig! Varig!

Em Porto Alegre, uma exposição revive a época de ouro de uma das mais famosas e prestigiadas companhias aéreas brasileiras.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Houve um tempo em que os passageiros de uma aeronave eram tratados como parte da nobreza e que viajar pelos céus incluía uma alta dose de elegância e sofisticação. E que as refeições a bordo eram uma atração à parte, nada tendo a ver com os dias atuais de amendoim em saquinhos e refrigerantes.

Para os amantes da aviação e para os saudosistas existe a exposição “Varig Experience”. A extinta Viação Aérea Rio-Grandense, a saudosa Varig, fundada em 1927 e que decretou sua falência em 2007, quando deixou de operar, volta à vida nesta reconstituição histórica.

A experiência gaúcha inclui uma visita pelo interior de um autêntico Douglas DC-3, com poltronas e cabine de comando originais. O avião, também chamado de “Douglinhas” pelos pilotos, fez parte da frota da companhia até 1971. Ele, que estava deteriorado em frente ao antigo Museu da Varig (no Aeroporto Internacional Salgado Filho), foi totalmente restaurado e o trabalho teve participação de antigos colaboradores da equipe de mecânica e de manutenção da Varig.

O tour interno na aeronave é guiado por alunos da escola aviação civil Aerosul – treinados e uniformizados com réplicas de peças de vestuário dos comissários da época – e inclui acesso a locais como a cabine de comando e o curioso banheiro usado em voos da primeira metade do século passado.

A aeronave exposta na capital gaúcha é um bimotor de uso civil que revolucionou o transporte de passageiros, nas décadas de 1930 e 1940, sobretudo em voos domésticos nos Estados Unidos, facilitados pela possibilidade de realizar grandes travessias. Com capacidade para 28 passageiros e 3 tripulantes, o DC-3 fazia voos de cruzeiro de até nove horas de autonomia, a uma velocidade média de 270 km/h. Após seu lançamento, em 1935, seriam construídos mais de 13 mil aparelhos do gênero, segundo o Museu Aeroespacial da Força Aérea Brasileira.

O serviço de bordo da Varig foi reconhecido internacionalmente como um dos melhores do mundo. Isso já na sua fase de rotas transatlânticas e transcontinentais. Com uma frota que incluía as mais modernas aeronaves da época (Boeing 747 e DC-10), a companhia tinha suas reservas aéreas constantemente disputadas por brasileiros e viajantes de todo o mundo.

A “Varig Experience” também serve como reflexão sobre a atual experiência de viajar de avião, tanto no Brasil quanto no exterior.

Assista aqui alguns comerciais antigos e famosos da Varig:

Serviço
Varig Experience


Boulevard Laçador (avenida dos Estados, 111 – Porto Alegre/RS)

A visita externa acontece, diariamente, das 8h às 23h. Já o tour interno é feito, exclusivamente, todas às quintas-feiras de fevereiro, das 17h às 20h (as datas dos próximos meses ainda não foram definidas).

Entrada gratuita

varigexperience.com.br

Veja também

Não existem mais postagens para serem exibidas