Didindonde? No cinema, Iracema!

Adoniran Barbosa e seu universo particular do Bixiga chegam às telas com o longa Saudosa Maloca.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O cineasta Pedro Serrano já é um frequentador habitual do mundo tragicômico existente na obra do compositor, ator e comediante paulista Adoniran Barbosa (1910 – 1982). Em 2015, o diretor lançou o curta “Dá Licença de Contar”, que já trazia o trio central do elenco do longa  atual, fazendo os mesmos personagens. E em 2020, foi a vez do documentário “Adoniran, Meu Nome é João Rubinato”.

Agora, com Saudosa Maloca”, Serrano viu a possibilidade de ampliar a história do primeiro curta, trazendo ainda mais elementos do universo do autor do samba clássico, que empresta seu nome ao filme. Além da música homônima, o roteiro traz episódios, falas e personagens presentes em diversos outros sambas do compositor, costurados numa só trama e compondo uma bem humorada crônica social da cidade de São Paulo. Detalhes do velho Barbosa podem ser notados ao longo de toda a produção, seja em forma de diálogos ou de cenografia, como é o caso de “As Mariposas”, canção lembrada na cena com quatro mariposas dando voltas em uma lâmpada da maloca.

A bem cuidada produção teve cenas filmadas no Centro Histórico paulistano e também na Vila Itororó. É Adoniran para ver e ouvir no cinema, nesse filme que tem como tema central a urbanização acelerada da cidade. Com Paulo Miklos fazendo Adoniran, o filme traz ainda seus amigos Matogrosso (Gero Camilo) e Joca (Gustavo Machado), além da famosa Iracema (Leilah Moreno). Completam o elenco Sidney Santiago, Paulo Tiefenthaler, Carlos Gimenez, Izak Dahora, Zemanuel Piñero, Ney Piacentini e Noemï Marinho.

Assista aqui ao trailer de Saudosa Maloca

Veja também

Não existem mais postagens para serem exibidas