A saga do velho Indiana

Inspirados nos velhos seriados exibidos nas matinês dos cinemas, nas décadas de 30 e 40, George Lucas (produtor) e Steven Spielberg (diretor) criaram, no início dos anos 80, um dos maiores heróis das telas de todos os tempos.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Apresentamos aqui o que seria a cronologia do personagem, não necessariamente a ordem em que as produções foram lançadas na Tv e no cinema.

  1. As Aventuras do Jovem Indiana Jones (1992-1993)

Série televisiva que abrange quatro fases do intrépido aventureiro: quando criança (interpretado por Corey Carrier), adolescente/jovem adulto (Sean Patrick Flanery), o homem de meia-idade (interpretado em um único episódio por Harrison Ford) e o ancião (George Hall).

A série segue principalmente as aventuras do adolescente Indy ao redor do mundo, encontrando e trabalhando com figuras históricas da vida real. Dentre elas, o ex-presidente dos Estados Unidos Theodore Roosevelt, o escritor Leo Tolstoy, o artista Pablo Picasso, o famoso gângster Al Capone, o incomparável músico de jazz Louis Armstrong e o neurologista Sigmund Freud, entre outros. A série também explora o passado de Indy, em especial o relacionamento com seu pai.

2. Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984)

Apesar de ter sido lançado após Os Caçadores da Arca Perdida, este seria nosso primeiro contato com nosso herói. Situado um ano antes da aventura anterior, o filme começa com Indy sobrevivendo a uma tentativa de assassinato em Xangai. De lá, num turbulento voo, segue para a Índia. Ao lado dos companheiros Willie Scott (Kate Capshaw), uma cantora e Short Round (Ke Huy Quan), um garoto ajudante de Indy, ele concorda em ajudar os moradores de uma pequena aldeia a localizar suas crianças desaparecidas, além de uma pedra sagrada, que também havia sido roubada.

Indiana Jones e o Templo da Perdição é considerado o filme “mais sombrio” da série. Mortes, sacrifícios humanos e um banquete de “iguarias” repugnantes no banquete do marajá fizeram o filme ser classificado como PG-13 (crianças abaixo de 13 anos somente acompanhadas pelos pais) nos Estados Unidos.

3. Os Caçadores da Arca Perdida (1981)

A aventura que deu início à franquia Indiana Jones. Situado em 1936, a história leva Indy numa jornada global: da América do Sul para os EUA, África e Ásia. O herói luta contra as forças nazistas, um grupo antagonista recorrente na série. As duas partes correm para recuperar a legendária Arca da Aliança, um baú folheado a ouro que Adolf Hitler acredita abrigar certo poder divino, capaz de ajudar os nazistas a dominar o mundo.

4. Indiana Jones e a Última Cruzada (1989)

Uma nova busca por um artefato antigo (o Santo Graal, uma relíquia que dizem ter o poder da imortalidade) é o mote para o roteiro do filme. O pai de Indy, com quem ele mantém um relacionamento um tanto distanciado, Henry (Sean Connery), passou grande parte de sua vida pesquisando o Graal. Porém acabou desaparecendo exatamente nesta sua busca. Guiado pelas extensas anotações de seu pai, Indy sai em busca dele e, por consequência, da relíquia dourada. E mais uma vez vai disputar com os nazistas a posse do objeto. Indiana Jones e a Última Cruzada é o último filme do que cinéfilos (e alguns puristas) chamam de “a Trilogia Original”.

5. Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008)

Após um intervalo de quase 20 anos, Indiana Jones volta com sua quarta aventura. A história nos apresentou Shia LaBeouf como Mutt Williams, filho de Indy e Marion Ravenwood (Karen Allen), que volta à série pela primeira vez desde o filme original de 1981. Cate Blanchett estrela como a principal vilã, uma oficial soviética chamada Irina Spalko.

O roteiro recupera os ingredientes dos filmes anteriores: Indy e seus companheiros correndo contra uma entidade nefasta (desta vez, os soviéticos) para obter outro artefato de grande poder (agora, uma caveira de cristal com poderes telepáticos, com a qual os soviéticos planejam controlar as massas). Além das tradicionais viagens intercontinentais, o filme introduz elementos extraterrestres na fórmula da série. Obteve uma recepção mista entre público e crítica especializada.

6. Indiana Jones e a Relíquia do Destino (2023)

O derradeiro filme de Indiana Jones (pelo menos, até que se prove o contrário) foi lançado 15 anos após sua última aventura nos cinemas. Ao lado do veterano ator Harrison Ford, a produção conta com um elenco estelar: Mads Mikkelsen, Boyd Holbrook, Antonio Banderas, John Rhys-Davies, Toby Jones e Phoebe Waller-Bridge como a afilhada de Indy, Helena. James Mangold (Logan) assina a direção, tornando este o primeiro filme da franquia não dirigido por Steven Spielberg.

Veja também

Não existem mais postagens para serem exibidas