Ano Novo, Costumes Velhos

Em todo o mundo, as diversas culturas celebram a mudança do calendário com tradições próprias e únicas de Ano Novo. Aqui estão algumas delas...
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Espanha

Na Espanha, costuma-se comer 12 uvas – uma a cada batida do relógio, à meia-noite da véspera de Ano Novo. Cada uva representa boa sorte para um mês do próximo ano. Em cidades maiores como Madrid e Barcelona, as pessoas reúnem-se nas praças principais para comerem uvas juntas e distribuírem garrafas de cava.

Estados Unidos

As principais tradições norte americanas incluem cantar a centenária “Auld Lang Syne” para saudar o Ano Novo, comer feijão-fradinho (black-eyed peas) para dar sorte e, claro, fogos de artifício!

Colômbia

Além de música nas ruas, na esperança de um ano novo repleto de viagens, os moradores da Colômbia carregam malas vazias pelos quarteirões.

Dinamarca

Os residentes da Dinamarca saúdam o Ano Novo atirando pratos e copos velhos contra as portas de familiares e amigos para afastar os maus espíritos. Eles também sobem em cadeiras e saltam juntos à meia-noite para “pular dentro de um ano novo” cheio de esperança e boa sorte.

Finlândia

Na Finlândia, as pessoas preveem o próximo ano lançando estanho derretido num recipiente com água e depois interpretando a forma que o metal assume após o endurecimento. Um coração ou anel significa casamento, enquanto um navio prevê viagens e um porco declara que haverá bastante comida.

Panamá

Para afastar os maus espíritos antes do começo de um Ano Novo, é tradição queimar efígies (muñecos) de pessoas conhecidas, como personalidades de televisão e figuras políticas no Panamá. As efígies pretendem representar o ano velho.

Escócia

Durante a celebração do Hogmanay, na véspera de Ano Novo na Escócia, o “primeiro passo” é praticado em todo o país. A primeira pessoa que cruzar a soleira de uma casa no Ano Novo deve levar um presente para dar sorte. Os escoceses também realizam cerimônias de fogueira onde as pessoas desfilam enquanto balançam bolas de fogo gigantes em postes, supostamente símbolos do sol, para purificar o ano que vem.

Filipinas

Você encontrará formas redondas em todas as Filipinas na véspera de Ano Novo, representando moedas e prosperidade no próximo ano. Muitas famílias exibem pilhas de frutas em suas mesas de jantar e algumas comem exatamente 12 frutas redondas (as uvas são as mais comuns) à meia-noite. Muitos também usam bolinhas para dar sorte.

Grécia

Uma cebola é tradicionalmente pendurada na porta da frente das casas na véspera de Ano Novo, como um símbolo de renascimento. No dia de Ano Novo, os pais acordam os filhos batendo-lhes na cabeça com a cebola.

Brasil

No Brasil, assim como em outros países da América Central e do Sul, considera-se sorte usar roupas íntimas especiais na véspera de Ano Novo. As cores mais populares são o vermelho, pensado para trazer amor, e o amarelo, pensado para trazer dinheiro. Também, em cidades litorâneas, existe a tradição de pular sete ondas do mar (ou doze, dependendo da cultura local).

Veja também

Não existem mais postagens para serem exibidas