O musical “Hamilton”, que estreou em 2015, é um dos maiores sucessos de público e crítica da Broadway. Desde sua estreia, os ingressos rapidamente se esgotavam, com milhões de dólares vendidos antecipadamente. Hamilton atingiu o recorde semanal de vendas na Broadway, quando se tornou a primeira produção a superar a marca de 3 milhões de dólares em vendas em uma única semana.
Em 2016, o musical foi nomeado para um recorde de 16 prêmios Tony, vencendo em 11 categorias, incluindo a de melhor musical.
Tendo sido um gigantesco fenômeno artístico a partir de uma proposta de discutir a história dos Estados Unidos no palco, atingindo públicos de todas a faixas etárias, Hamilton demonstra o potencial que ainda existe atualmente no uso da história como entretenimento.
Nessa videoaula, resultado do edital #proac2021 (Governo do Estado de São Paulo), o professor Carlos Gustavo Poggio explica quem foi Hamilton e busca entender as razões do fenômeno artístico do musical baseado na vida do primeiro Secretário de Estado dos Estados Unidos.
Carlos Gustavo Poggio é professor e pesquisador há mais de 10 anos na área de Relações Internacionais, com especialização em política dos Estados Unidos.
Tem PhD em International Studies pela Old Dominion University (Virgínia, EUA) com título de doutor reconhecido no Brasil pela Universidade de São Paulo (USP). Conduziu pesquisa de pós-doutorado na Georgetown University (Washington DC, EUA).
Mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós Graduação San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP).
Bacharel em Administração pela Universidade Mackenzie e em Relações
Internacionais pela PUC-SP, onde foi professor e chefe do Departamento de Relações
Internacionais. Atualmente é professor do curso de Relações Internacionais da FAAP.
É também produtor e gerenciador de projetos na Tozi Produções desde 2015, envolvido na montagem de diversos espetáculos teatrais
Assista agora à aula do Professor Carlos Gustavo Poggio: