Desde o século XI até os dias de hoje, o Carnaval de Veneza (na Itália), reúne turistas do mundo todo nos arredores da Praça São Marcos, mesmo nos dias frios de inverno.
O evento dura cerca de dez dias e não tem o clima popular encontrado em outros carnavais internacionais: este já nasceu elitizado! Embora imitações de sua estética única – em particular, as máscaras – sejam feitas em várias partes do mundo, utilizam-se materiais menos nobres em sua confecção. Mas, em comum com seus “irmãos plebeus”, a festa veneziana também visa o prazer dos sentidos.
O Carnaval de Veneza foi instituído no mesmo ano da consagração da Basílica de São Marcos (em 1094) pelo nobre Vitale Falier. Este vinha de uma das famílias mais poderosas da cidade e propôs que a celebração acontecesse antes do início da quaresma.
No fim do século XI, o evento era tão popular que chegava a durar seis meses. Era tão comum usar máscaras na cidade, que foram necessárias leis para regulamentar o seu uso. Isso porque criminosos e assassinos estavam se aproveitando dos disfarces. Além disso, casos de adultério estavam se tornando cada vez mais frequentes. No começo do século XVII, enfim, elas foram proibidas.
Atualmente, o uso de máscaras e figurinos no Carnaval de Veneza voltou a ser intenso. Os trajes tentam reproduzir o estilo dos nobres dos séculos XVII e XVIII. Além disso, personagens da Commedia Dell’Arte até hoje cultuados, como pierrôs, colombinas e arlequins, são extremamente populares.
A comemoração é oficialmente aberta pelo “Volo dell’Angelo”! É quando um artista vestido de anjo, preso por cabos, “voa” do Campanário de San Marco até o centro da Piazza San Marco.
Uma das experiências mais agradáveis e encantadoras das festividades pode ser apenas circular pelas ruas e pontes da cidade e desfrutar do ambiente espetacular no qual o Carnaval de Veneza acontece. Pelos famosos canais venezianos também se exibem milhares de pessoas fantasiadas. E quase todas as praças da cidade contam com espetáculos, apresentações teatrais, desfiles, músicos e coisas do gênero.
O fim de semana é o momento que a cidade fica mais cheia e no domingo se premia a fantasia vencedora do carnaval daquele ano. Diferente do nosso, com certeza, o Carnaval de Veneza também merece a fama que adquiriu ao longo dos séculos.