Último espetáculo da Temporada Lírica de 2023, do Theatro São Pedro, a ópera em ato único “Os Conspiradores”, de Franz Schubert, tem libreto de Ignaz Franz Castelli e foi composta originalmente em 1823. Porém teve sua primeira récita encenada apenas em 1861 (em Viena), acredita-se que por motivo de censura da época. A obra é baseada na comédia clássica grega Lisístrata, de Aristophanes.
Esta pequena ópera surge em um período da História da Música em que proliferaram obras leves, despretensiosas, sentimentais e humorísticas. Também quase sempre curtas e com elenco numeroso, como o chamado Singspiel, uma ópera que inclui diálogos falados entre suas árias.
O espetáculo conta com a presença da Academia de Ópera e da Orquestra Jovem do Theatro São Pedro, com alunas e alunos da Emesp Tom Jobim, sob direção musical do maestro André dos Santos e direção cênica de Ronaldo Zero. ⠀
A equipe de criação artística ainda conta com Jonas Soares, na cenografia, Nicolas Caratori, na iluminação, Awa Guimarães, no figurino e Tiça Camargo, no visagismo.
A estreia acontece no dia 16 de novembro e a temporada vai até o dia 19 (apenas quatro apresentações), de quinta a sábado (20h) e domingo às (17h).⠀ Imperdível!