Há cinquenta anos (1972) surgia em São Paulo uma nova banda. Ainda com o nome Tobruk, sua formação era feita por André Barbosa Filho (vocal e guitarra, usava o pseudônimo Brian Anderson), Marc Mane (órgão e guitarra), Ricky Taylor (baixo, piano e moog) e Billy Rogers (bateria).
Como era muito comum naquela época, a banda compunha e se apresentava em inglês. Uma estratégia das gravadoras para criarem seu próprio catálogo “internacional”. Com a limitação de informações daquele mundo ainda não globalizado, os ouvintes consumiam aqueles sucessos e os eternizavam, como se fossem atrações estrangeiras. E foi exatamente neste movimento que surgiu a banda aqui comentada. E, devidamente rebatizada com o nome de Light Reflections, emplacou um dos maiores sucessos de todos os tempos.
“Tell me Once Again” alcançou a impressionante vendagem de um milhão de cópias e se mantem ainda hoje no ranking das músicas mais românticas da década de 70. E ainda rendeu à banda, uma série de shows pelo Brasil e toda América Latina. No vídeo abaixo, o grupo se apresentando num programa de Tv no México, em 1973.
Mesmo tendo sua trajetória encerrada no início dos anos 80 – e deixando um legado de dois Lps e oito compactos apenas – a banda ressurgiu, ainda que de forma indireta na lembrança do público, quando nesta mesma década, João Penca e Seus Miquinhos Amestrados (um irreverente grupo musical da época) lançou a versão parodiada do eterno hit, agora com o título “Calúnias (Telma, Eu Não Sou Gay)”. A versão fez grande sucesso e entrou para a História da nossa música pop quando Ney Matogrosso a incluiu no seu álbum de 1984 (Pois É…).
Aqui a famosa versão de Ney para a canção: