Castelo de Itaipava
Projetado pelo arquiteto Lucio Costa, o mesmo que projetou Brasília quatro décadas depois, o Castelo de Itaipava (ou Castelo do Barão) foi imaginado pelo barão português José Smith de Vasconcellos em 1920. Atualmente funciona como um requintado hotel da região serrana do estado do Rio de Janeiro, onde também serve de cenário para eventos notáveis e produções audiovisuais.
Castelo da Ilha Fiscal
Atual Espaço Cultural da Marinha e Museu Naval, o espaço é bem conhecido externamente pelos frequentadores da ponte aérea São Paulo-Rio, por localizar-se muito próximo ao Aeroporto Santos Dumont, em plena Baía da Guanabara. Projeto assinado por Adolpho José Del Vecchio e feito por encomenda do próprio imperador Dom Pedro II, foi o endereço do Último Baile do Império, realizado dias antes da Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889.
Castelo dos Vinhais
O Castelo dos Vinhais fica localizado na cidade de Vinhedo, interior de São Paulo, cerca de 75 km da capital. Construído há aproximadamente 35 anos, por um excêntrico imigrante português, o castelo foi feito inicialmente para ser um espaço apenas de confraternização de sua família. Sem conseguir finalizar o projeto, o local foi comprado em 2016 por uma empresa realizadora de eventos e, a partir de então, funciona somente em datas especiais como festas, casamentos, bailes de debutantes, além de piqueniques e jantares românticos idealizados pela própria empresa.
Castelo São João
O Museu Castelo São João está localizado nas terras do antigo engenho São João, no bairro da Várzea, em Recife. Ocupando uma área de 77 mil metros quadrados, o castelo foi um desejo do colecionador pernambucano Ricardo Brennand, que acumulou armas brancas de todos os tipos e de várias partes do mundo. Além das armas e armaduras, possui mobiliário gótico, tapeçarias, artes decorativas e algumas obras da coleção privada do pintor holandês Frans Post. O castelo fica em meio a uma reserva de mata atlântica preservada.
Castelo de Joinville
Os números já impressionam: quatro andares, com 16 torres grandes e 32 pequenas, 21 cômodos, arcos e uma piscina, alojados em 700 metros quadrados. Na verdade, é a realização de um sonho do proprietário Leonardo Caradelli, que desde 1996 constrói seu castelo particular na cidade catarinense. Além de residir com a família, abre o local para visitação pública, nos finais de semana.
Château Lacave
Idealizado pelo uruguaio Juan Carrau, o castelo foi concluído em 1968, na cidade de Caxias do Sul (RS). Em 2001, foi adquirido pela Família Basso, sendo hoje um marco turístico e um reconhecido centro de enogastronomia na Região dos Vales. Além de sediar eventos particulares, o espaço também é aberto à visitação, com tours guiados e degustação de vinhos.
Castelo do Batel
Inspirado nos castelos franceses da região do Loire, a construção localizada em Curitiba (PR) foi idealizada em 1924 pelo cafeicultor e cônsul honorário da Holanda, Luís Guimarães. Em 1947, o castelo passou a ser residência da família do então governador Moysés Lupion. Foi cenário de grandes festas e abrigou hóspedes ilustres como Assis Chateaubriand, Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros e o presidente norte americano Nelson Rockefeller. Tombado pelo Patrimônio Histórico, desde 2003 funciona como um centro de eventos.