Vittoriale Degli Italiani

O poeta, romancista e político italiano Gabriele D'Annunzio (1863 – 1938) viveu sua aposentadoria da vida pública num excêntrico conglomerado arquitetônico, na região da Lombardia, Itália.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A suntuosa propriedade, que leva o nome de Vittoriale Degli Italiani (Santuário das Vitórias Italianas), localiza-se numa encosta da cidade de Gardone Riviera, com uma belíssima vista para o Lago Garda, na província de Brescia.

O conjunto consiste na residência de D’Annunzio (chamada Prioria), o Anfiteatro, a embarcação Puglia (instalado em uma encosta), uma Casa de Barcos – contendo o Navio MAS, usado por D’Annunzio em 1918 – e ainda um mausoléu circular. Seus terrenos agora fazem parte do Grandi Giardini Italiani.

A Prioria está dividida em vários aposentos, opulentamente decorados e repletos de recordações. Destacam-se as duas salas de espera: uma para convidados bem-vindos e outra para convidados indesejados. Foi nesta segunda que Benito Mussolini foi recebido, quando visitou D’Annunzio em 1925.

O Anfiteatro é a primeira grande construção que se encontra, logo ao entrar na propriedade. Foi visivelmente estruturado em modelos clássicos, tendo o arquiteto responsável (Maroni) visitado Pompeia em busca de inspiração, inclusive. Ainda hoje é utilizado para espetáculos.

O Mausoléu, um edifício circular, está situado no ponto mais alto da propriedade. Ele contém os restos mortais de homens que serviram D’Annunzio e morreram durante o período de sua vida pública.

Projetando-se de um dos topos das colinas, a proa da nave Puglia oferece uma visão espetacular do Lago Garda. Foi colocado ali apontando na direção do Adriático, “pronto para conquistar as costas da Dalmácia” segundo o próprio D’Annunzio.

Para maiores informações sobre o local:

Fondazione Il Vittoriale degli Italiani
Via del Vittoriale 12 – 25083 – Gardone Riviera
Tel. +39 0365 296511 – CF 87001410171
info@vittoriale.it

Veja também

Não existem mais postagens para serem exibidas